Março: O Mês das Mulheres

846343

O Cinema já está a caminhar para os dois séculos de existência, e no entanto a representação feminina à frente e por detrás das câmaras ainda hoje causa polémica. Regimes ergueram e caíram, movimentos e contra-movimentos surgiram e inspiraram, e os Oscars deste ano só causaram polémica pelo racismo institucional intrínseco ao filmmaking de Hollywood.

Cadê as mulheres?

A discussão sobre o papel da mulher no cinema contemporâneo tem-se aprofundado cada vez mais, chegando ao mainstream da internet como qualquer outro tópico político-social merecedor de um debate urgente.

Não dá para contornar a importância de vozes diversas na sétima arte, que mesmo nos cantos mais independentes e menos elitistas tem tido dificuldade em representar o nosso quotidiano diversificado com o realismo merecido, em encontrar personalidades carismáticas que se afastem do anti-herói masculino em crise de meia idade. Não é só a influência feminina nos cargos abaixo referidos que importam (embora a igualdade neste campo seja um dos principais problemas), mas também as próprias narrativas feministas que com Pedro Almodóvar, por exemplo, encontraram o seu apogeu – e cada vez mais caem em desuso.

Por isso, em prol de uma conversa diversificada e crítica de cinema, o Jump Cuts vai dedicar os artigos desde mês ao sexo feminino. Vamos falar sobre Audition (1999), de Takashi Miike, um dos filmes seminais sobre o papel da mulher na nossa sociedade dominada por homens. Vamos abordar também os extremos da maternidade em Wolf Children (2012), realizado pelo sucessor espiritual de Hayao Miyazaki, Mamoru Hosoda; entre outros filmes e até séries que representem o ideal de progresso e igualdade daqui para a frente.

Estamos abertos a sugestões e colaborações. Não se coíbam de partilhar e comentar; façam a vossa voz ouvir-se!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s