PREVISÕES OSCARS 2016 | Melhor Atriz Principal

98655665Jennifer Lawrence, Jennifer Lawrence. 25 anos, com uma das melhores carreiras em Hollywood, a mais jovem a receber uma nomeação para os Oscars com Winter’s Bone (2010) há uns anos atrás.

Parece que passou uma eternidade. O que na altura eram papéis arriscados para uma jovem atriz, tornaram-se no aborrecido familiar, e não existe maior síntese de tal realidade que a sua homónima personagem em Joy. Claro, Lawrence dá tudo o que tem como Joy Magano, mas esse “tudo o que tem” desde Silver Linings Playbook (2012) que parece tocar na mesma nota de housewife maníaca, o que é pena. Nos franchises (como X-Men Hunger Games) está aborrecida, e nos dramas limita-se ao familiar. Caiu-lhe a nomeação porque a Academia gosta da sua cara laroca, mas dificilmente leva o galardão para casa.

Do mesmo modo, Saoirse Ronan deve ficar a aquecer as mãos vazias quando a cerimónia terminar. No entanto, a sua performance como Eilis Lacey em Brooklyn é tão genuína e emocional que não me importava de a ver vencer, não fosse o resto da competição mais digna do prémio. Charlotte Rampling é fantástica em 45 Years, mas é uma aposta tão segura e conservadora que duvido arrecadar a maior percentagem de votos da Academia.

Isso deixa-nos Cate Blanchett e Brie Larson, que vão andar às metafóricas turras até o envelope abrir no dia 28. Não há como prever com certeza para quem vai o Oscar cair: Blanchett tem o aspecto social do seu lado, que os eleitores da Academia gostam de apoiar com o seu voto. Carol é uma personagem perfeitamente realizada, mais pela performance temerária de Blanchett do que propriamente pelo guião, mas parece-me ser algo mais transitório do que transgressivo para a atriz, que já impressionou mais em melhores filmes (como o veículo de Woody Allen Blue Jasmine, em 2013).

Contra Brie Larson, no entanto, nada a dizer. A sua performance é um autêntico tour-de-force, ocultando o seu cariz de oscar bait por fazer parte de um filme tão significativamente bizarro e peculiar como Room. Larson tem uma presença muito distinta no ecrã, que vai para além do regular carisma feminino que costumamos atribuir a este tipo de atrizes emergentes (como era o caso de J-Law em 2010), e é por essa mesma razão que tem o meu voto para a potencial (e digna) vencedora do Oscar.

Melhor Atriz Secundária

Os nomeados:
Cate Blanchett, “Carol”
Brie Larson, “Room”
Jennifer Lawrence, “Joy”
Charlotte Rampling, “45 Years”
Saoirse Ronan, “Brooklyn”

Previsões:
Quem ganha: Brie Larson, “Room”
Quem pode ganhar: Cate Blanchett, “Carol”
Quem devia ganhar: Brie Larson, “Room”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s