PREVISÕES OSCARS 2016 | Melhor Atriz Secundária

875356Jennifer Jason Leigh é uma besta em The Hateful Eight. A sua pantomina de circo como a prisioneira Daisy Domergue está a milhas do resto das performances nesta categoria, mais por ser de tal modo distinta e particular àquela personagem do que propriamente em termos de qualidade. Porque no que toca a qualidade, este ano a divisão de Melhor Atriz Secundária está a rebentar pelas costuras.

Por um lado temos Kate Winslet a ir de cabeça contra Fassbender e Jeff Daniels em Steve Jobs, temerária e doce em igual medida no seu papel de Joanna Hoffman. Winslet dispara de cena para cena como uma metralhadora de balas infinitas, e por mais que a sombra de Fassbender tenta escurece-la, brilha o suficiente para se tornar no coração da história, e em muitos aspectos a verdadeira âncora emocional do não-linear enredo. No entanto, sofre do mesmo problema que Fassy na respetiva categoria: duvido que muitos dos eleitores tenham sequer visto o filme para a elevar a vencedora do galardão.

Por outro lado, temos a ameaça dupla de Rooney Mara e Alicia Vikander, as prováveis vencedoras. Se a inclusão de Rooney Mara nesta categoria é uma batota brutal (visto ela ser, indiscutivelmente, a personagem principal de Carol, ou, no máximo, dividir o protagonismo com Blanchett), Vikander serve a vitória perfeitamente. A atriz despe-se física e emocionalmente para o papel de Gerda Wegener, equiparando o seu carisma ao do “nascido-para-os-Oscars” Eddie Redmayne. Gostava muito de a ver vencer, mas provavelmente será Mara a levar a estatueta para casa, já que Carol anda mais nos lábios das restantes cerimónias do que The Danish Girl – e Mara também se safa muito bem no dito filme.

No entanto era Jason Leigh quem devia ir abençoada com um Oscar. Não só porque The Hateful Eight merecia muitas (muitas muitas) mais nomeações do que aquelas que teve, mas porque a sua performance é de tal forma distinta e fresca em relação às restantes que merece ser reconhecida. Não é uma performance independente do guião do modo que as de Mara ou Vikander podiam ser, mas mesmo assim cativa pelo carisma indiscutível de Jason Leigh, que há muito saiu da ribalta da Academia, se é que realmente alguma vez lá esteve.

Melhor Atriz Secundária

Os nomeados:
Jennifer Jason Leigh, “The Hateful Eight”
Rooney Mara, “Carol”
Rachel McAdams, “Spotlight”
Alicia Vikander, “The Danish Girl”
Kate Winslet, “Steve Jobs”

Previsões:
Quem ganha: Rooney Mara, “Carol”
Quem pode ganhar: Alicia Vikander, “The Danish Girl”
Quem devia ganhar: Jennifer Jason Leigh, “The Hateful Eight”

3 responses to “PREVISÕES OSCARS 2016 | Melhor Atriz Secundária

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s