PREVISÕES OSCARS 2016 | Melhor Ator Principal

96765

Num mundo perfeito, Matt Damon seria o vencedor desta categoria. Embora com a ajuda de um guião acima da média, e de um ensemble excelente de outros atores (a sério, quando é que a Academia acrescenta um galardão para o departamento de casting?), Damon comanda o ecrã sozinho durante cenas a fio, sem chorar ou gritar no silêncio com a fúria contida, à qual estamos acostumados da maior parte dos atores experimentados neste tipo de filmes. Damon sorri, dança e luta pela vida (e pelo Oscar) da forma mais genuína e honesta para com a audiência de todos os contendores nesta categoria.

Infelizmente, o mundo não é perfeito, e de todas as suas performances, é a de The Revenant que vai vencer o desejado galardão ao eterno runner-up, Leonardo DiCaprio. Apesar do autêntico tour-de-force que DiCaprio evidencia no filme, não posso deixar de sentir um vazio em todo aquele “acting“. O infindável rastejar, o constante salivar, e até as veias salientes parecem significativas da dor deste homem em querer alargar os limites daquilo que um ator pode/deve exercer como um profissional de entretenimento. Mas não deixa de ser uma performance vazia, de tal forma presa ao guião linear de The Revenant que o estilo mais verboso de Tom Hardy suplanta-o no seu próprio holofote.

No entanto, ainda existe a remota possibilidade da Academia conceder o Oscar a Bryan Cranston. Trumbo (o filme e a personagem) é cinema e é Hollywood até à medula. A Academia adora celebrar Hollywood nas suas votações, pelo que não seria inaudito ignorar o mass-appeal de Matt Damon ou o esforço artístico de DiCaprio a favor de algo mais clássico (mas não menos pertinente) como a representação de Cranston.

Quanto a Fassbender: Steve Jobs foi um filme ignorado pela crítica e pelo público em geral, pelo que não me surpreenderia se nem metade do júri tivesse visto o inigualável Fassbender a devorar cenário a torto e a direito. E por mais que Redmayne se tenha esforçado em The Danish Girl, a competição é muito mais feroz que a do ano passado, e dificilmente venceria o Oscar pela segunda vez consecutiva.

Melhor Ator Principal

Os nomeados:
Bryan Cranston, “Trumbo”
Matt Damon, “The Martian”
Leonardo DiCaprio, “The Revenant”
Michael Fassbender, “Steve Jobs”
Eddie Redmayne, “The Danish Girl”

Previsões:
Quem ganha: Leonardo DiCaprio, “The Revenant”
Quem pode ganhar: Bryan Cranston, “Trumbo”
Quem devia ganhar: Matt Damon, “The Martian”

Anúncios

3 responses to “PREVISÕES OSCARS 2016 | Melhor Ator Principal

  1. Fessebender esteve brilhante! Gostei bastante de Steve Jobs, Matt Damon igualmente brilhante em The Martian mas tenho também o feeling que será desta de Leo limpa o Oscar para casa. A ver vamos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s